google.com, pub-6894840974388958, DIRECT, f08c47fec0942fa0

6 de jun. de 2011

O que é Netnografia? E qual finalidade?

Olá Pessoal
Você sabe o que é Netnografia?

Acredito que esse termo ainda deve ser desconhecido de algumas pessoas, por esse motivo resolví escrever um pouco mais sobre esse tema que hoje é um dos fatores fundamentais para o sucesso de qualquer ecommerce.

A Netnografia origina de etnografia ou seja de origem grega ethnos = nação/povo e graphein = escrever. É por excelência o método utilizado pela antropologia na recolha de dados. Baseia-se no contato inter-subjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma tribo indígena ou qualquer outro grupo social sob qual o recorte analítico seja feito.

“A netnografia é a abertura das portas do tradicional método etnográfico para o estudo de comunidades virtuais e da cibercultura. Originado no campo da Antropologia, o método etnográfico “consiste na inserção do pesquisador no ambiente, no dia-a-dia do grupo investigado” (VERGARA, 2005, p. 73, 195)."

A liberdade de se expressar na Internet oferece aos estudiosos dados vindos de milhões de indivíduos. Também permite que os pesquisadores colham dados das interações que ocorrem na rede online. 

A Netnografia é uma técnica de perquisa de marketing que possibilita uma análise do consumidor. Em sentido mais amplo, é uma etnografia realizada em comunidades online e dedicada a tópicos relevantes do marketing, orientada ao mercado ou a fenômenos sociais, como por exemplo a Wikipédia. Como método, ela é mais rápida, simples e menos onerosa que a etnografia e mais natural e menos invasiva que uma entrevista.

A decisão de compra de determinado produto e a escolha de certas marcas estão cada vez mais fundamentadas nas informações colhidas via internet.
Além de sites corporativos ou individuais, os consumidores estão usando comunidades virtuais  e outros formatos online para compartilhar idéias e estarem em contato com outros consumidores, que são vistos como fontes de informação mais objetiva.
Outros nomes também podem ser atrelados ao estudo do comportamento das pessoas via online, alguns deles são etnografia virtual, etnografia digital e cibernetnografia.
Entender o comportamento do consumidor, fã ou usuário na web não é uma tarefa fácil, são necessárias diversas ferramentas para racionalmente analisar dados complexos e a rede de internet também cresce assustadoramente todos os dias.
Para conseguir obter sucesso na análise é necessário considerar vários fatores e segmentar conforme cultura, região, fatores externos, internos, perfil pessoal, profissional entre outros. Por esse motivo surgem a cada dia empresas de negócios inteligentes que prestam consultoria na análise do comportamento do usuário online, pois é uma tarefa que exige conhecimento e foco.
Acredito que desvender o mistério do comportamento online pode trazer direcionamento de campanhas muito mais elaboradas e com probabilidade de resultados muito maiores dos que não possuem qualquer dado considerável para análise.

Encontrei um curso que considero relevante compartilhar, nessa escola eles possuem o curso básico de netnografia que tem durabilidade de 2dias. Vale a pena conhecer.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que tragam ofensas, discriminação ou preconceitos serão automaticamente apagados. Respeite os demais usuários.