google.com, pub-6894840974388958, DIRECT, f08c47fec0942fa0

4 de set. de 2011

Publicidade Relevante como Influência nos Hábitos de Consumo

Olá Pessoal,


Mês passado eu comprei um celular novo, precisava encontrar um aparelho que eu pudesse entrar na internet em qualquer momento. Diante de tantas opções na vitrine, me recordo procurando um aparelho com um robozinho virtual estampado. Tinham me dito que era excelente além de ter um preço super acessível. Eu só queria o que tivesse o robozinho. 

Naquele momento não me interessaria nenhum outro modelo  mesmo que ele tive uma maçãzinha ou mil maçãzinhas. Eu queria o android. Meu amigo tinha me falado que ele tinha vários aplicativos além de navegar na internet. Era o ápice!

Ao ver na vitrine um modelo com robozinho estampado, falei para o vendedor da loja: - Eu quero este modelo!

Ele me questionou, temos o novo modelo I Phone. Eu retruquei: - Não! Vou levar esse.

Me questionei depois o que me fez tomar decisão tão firme diante de tantas opções. Será que foi só o preço? Não. Eu tinha tido referências de alguém que tinha grande relevância no meu social network.

E quantas vezes nós somos influenciados pelas pessoas ao nosso redor? Quantas vezes uma decisão é tomada pela  importância de indicação amiga?

E porque na verdade temos amigos? Não sou socióloga, antropóloga, nem nada disso. Mas normalmente confio em pessoas que de alguma forma têm alguma semelhança com meus pontos de vista.

Por mais que você tenha muitos conhecidos, você só se mantém próximo de pessoas que tenham objetivos e pontos de vista semelhantes ao seu. Quantas vezes entramos em uma loja e se a vendedora consegue nos mostrar algum ponto de referência conosco essa pessoa passa a ter mais relevância ao nos mostrar as melhores opções.

É isso que a publicidade faz, procura pontos de referência em nossos cotidianos para tentar nos induzir a uma decisão específica.

Nesse contexto vemos comerciais de cerveja, publicidade online, buscas orgânicas por relevãncia ( google ), revistas e social commerce. 

Desta forma ao encontrar um ponto de referência, ponto de contato ou história universal, a publicidade encontra seu caminho para demarcar espaço em nossas vidas.

Criam uma expressão marcante ao ponto de nunca mais esquecermos sua significância em nosso cotidiano.

Tenho certeza que de alguma forma todas as pessoas têm alguma história onde foram influênciadas por algum tipo de publicidade mesmo que essa tenha sido realizada inconscientemente por alguém que faça parte de seu meio social.