google.com, pub-6894840974388958, DIRECT, f08c47fec0942fa0

12 de out. de 2011

Senso de Relevância ao utilizar técnicas de Search Engine Marketing SEM

Olá Pessoal,


Demorei mas voltei... Estou aqui hoje para falar de algo  importante ao criar campanhas de busca inteligente.

Quando eu falo busca inteligente eu quero falar que é coerente entender como o mercado se comporta.

Para criar uma estratégia bem sucedida, o ideal não é só pensar em aparecer no google. Lembre isso não significa tudo.

Quando falamos de anúncios de busca artificial (SEM) falamos da criação de campanhas que tenham keywords (palavras chave)relevantes com seus anúncios. O que acontece com algumas empresas é que elas perdem o foco quando começam criar muitas opções de anúncios, muitas variações, muitas campanhas, muitas palavras chave e esquecem do principal que é : foco no produto e na marca.

Quando isso acontece de certa forma sem um planejamento o fluxo ativado pelo excesso de keywords começa a não ter relevância nenhuma para a campanha diminuindo assim o ROI e possibilidade de tráfego qualificado ao seu site.

É importante lembrar que o grande fluxo ao site não significa necessariamente qualidade de usuários no seu ecommerce.

Se fosse assim era só atrelar a palavrar download na keyword que iriam chover de pessoas no seu site. 

Considere que você não trabalha com downloads e não esqueça de negativar essa palavra. A taxa de qualidade de seu anúncio é analisada pela relevência que ela traz ao usuário. Pense na qualidade.

Percebo também a grande necessidade de trabalhar com keywords com o "nome do produto" de formato amplo com negativação de palavras corretas pois assim você consegue trazer pessoas que procuram diretamente o seu produto. Nesse caso o CPC pode ser um pouco maior mas de certa forma vale o risco.

E nunca atrelar keywords a produtos ou marcas que você não trabalha ou nunca trabalhou pois isso pode até trazer tráfego mais pode haver um grande aumento do bouce rate.

Pense muito bem antes de atrelar keywords negativas, se você tem o hábito de criar vários grupos de anúncios para o mesmo produto procure negativar de forma separada e não a nível de campanha pois você pode dessa forma impedir a exibição de seus próprios anúncios. 

Pense nas keywords positivas de forma geral, pois se elas se repetem você está criando anúncios concorrentes de sí mesmos. Lembre se: já tem a concorrência externa ainda criar concorrente dentro das próprias campanhas chega ser irrisório, mas acontece.

Pense em um texto descritivo que chame atenção, mas não esqueça da gramática nada pior que um anúncio escrito errado. 

Procure direcionar os anúncios específicos de produtos e não para a home page. Pois o usuário sempre está sem tempo e caso ele não ache de imediato o que procurou vai abandonar a página e voltar para o search.

Tenha senso de imediatismo nos anúncios. Se você vende online aproveite para explorar isso, com preços promocionais ou compre já por exemplo.

Pense no usuário, se sinta como ele. Imagine você ser indicado por uma amiga (o) para ir ao uma loja no shopping pois lá você vai achar aquela TV em oferta que você sempre quis comprar e ao chegar na loja, o vendedor informa a TV acabou. Decepcionante?

Pense em uma técnica de pausar anúncios ou avisar a agência o quanto antes puder quando houver fim de promoção ou fim de estoque. Gerencia uma política para isso. Ou apresente outras páginas para mudança da campanha.

E por fim pense sempre no Senso de Relevância ao utilizar as técnicas de SEM assim sua campanha será um sucesso.

Até mais...