google.com, pub-6894840974388958, DIRECT, f08c47fec0942fa0

29 de set. de 2013

Eye Tracking - A pesquisa em comunicação e o uso de eye tracking

Você já ouviu falar em eye tracking? Isso mesmo! O acompanhamento do olhar. Por mais que alguns ainda não estejam tão familiarizados com o termo, o sistema de eye tracking é uma das metodologias de pesquisa aplicada em comunicação, que não é tão recente assim, como alguns pensam. 

Em 1800, os estudos sobre o movimento dos olhos foram feitos usando observações diretas.
Em 1879, em Paris, Louis Émile Javal observou que a leitura não envolve uma suave varrendo dos olhos ao longo do texto, como já foi assumido, mas uma série de paradas curtas (chamadas fixações) e sacadas rápidas. [1] Esta observação levantou questões importantes sobre a leitura, que foram exploradas durante os anos 1900. Fonte Wikipedia.

Além dos mais conhecidos óculos de eye tracking, existem softwares que fazem a mensuração através da webcam e  programas que simulam os pontos de atenção do olhar do usuário, com base em padrões de algorítimos.




Para quem não conhece o método de análise, ele pode ser utilizado com diversas finalidades. Uma delas é compreender os pontos de atenção em gôndolas de supermercado. 

Atualmente, há algumas empresas de inteligência de mercado, que realizam esse tipo de análise com foco nas vendas e outras ainda já acompanham as tendências e crescimento do comércio eletrônico, para aplicar suas análises na melhora de sua navegação e objetivos de marketing digital.

Outro exemplo em vídeo é o caso do eye tracking I-Motion





As últimas tendências, apontam para uma automatização dos processos de análise, integrados com softwares que podem ampliar o uso tradicional do óculos de eye tracking. É o exemplo do Feng-Gui, que produz um mapa de calor com base em padrões já definidos pela ferramenta.


Mesmo que fora do alcance de algumas marcas, o avanço da tecnologia, a notícia de que a Amazon estaria fabricando um smartphone com aplicação eye tracking e a entrada do Google Glass no mercado de varejo mundial, é de se esperar uma massificação dos usos integrados do sistema de análise.

E você? Já usou o eye tracking? Compartilhe sua experiência. 

Para quem busca ampliar seus estudos no segmento de pesquisa de mercado, a Universidade de São Paulo, conta com um curso de especialização na área. Você pode buscar mais informações nesse link: Curso de Pesquisa de Mercado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que tragam ofensas, discriminação ou preconceitos serão automaticamente apagados. Respeite os demais usuários.