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17 de mai. de 2011

E Commerce e as Deficiências no Processo da Venda On Line - Parte 1

Olá Pessoal!
As vezes fico horas só pensando no ecommerce e analiso tantos erros nos processos de venda que chego a dar pulos na minha cadeiro do computador. Fico pensando se eu pudesse falar, se alguém pudesse me ouvir, por isso eu venho ao blog e escrevo, para alguém com certeza terá alguma utilidade as minhas análises. Tenho certeza que os fundamentos que escrevo terão alguma consideração um dia. Mas vamos lá! Caros amigos e colegas business!! Negócios são sempre muito bem vistos no mundo e business ainda mais se conseguimos concretizar vendas depois de um trabalho intenso de investimento na venda online.

Hoje no comércio eletrônico existem várias ferramentas que podem ser implantadas para analisar o comportamento do cliente na loja virtual. Por exemplo: através do google analytcs é possível saber exatamente onde o cliente abandonou a página do site e dessa forma o gerente de comércio eletrônico poderá enxergar ou subentende-se que saiba analisar as falhas no processo da loja que estejam determinando o abandono do carrinho de compras antes da finalização. O fato é que saber nem sempre é tudo, o que determinará o sucesso e o aumento das vendas é exatamente o conjunto de todas as análises que um bom gerente de comercio eletrônico fará em seu trabalho investigativo.

É muito comum achar que o abandono de carrinho está atrelado ao valor de frete por exemplo, na verdade a análise do comportamento do consumidor pode estar muito além de apenas um frete cobrado. Mas nem sempre isso é soberano. O fator fundamental é que a compra tem que ser precisa e exata em todos os sentidos. Não há por qualquer motivo que seja deixar qualquer brecha de dúvida aberta na finalização de um pedido quando um cliente está fechando a compra.

Exemplo: O cliente está finalizando a compra, mas até o momento não conseguiu enxergar o prazo exato de entrega, se o mesmo não souber ou o acesso estiver dificultado a essa informação isso pode ser fator determinante para que ele desista do pedido caso o prazo de entrega não atenda sua necessidade instantânea.

Por esse motivo informações importantes devem estar de fácil acesso para o cliente poder analisar se a compra é ou não viável. Disponibilizar opções de logística com preços e prazos diferentes dependendo do segmento também é uma excelente opção.

Um erro gravíssimo que acontece para que o comprador faça a navegação e não conclua o pedido é a clareza das formas de pagamento. O que acontece demais é o cliente não achar como pode pagar. O lema das bendita Casas Bahia, com o tão famoso, Boleto Bancario Parcelado, faz com que compradores simulem compras online, façam o cadastro normalmente e quando tentam imprimir o boleto e verificam que não é parcelado os mesmos desistem da compra. Ou até antes de gerar o boleto.

O ideal é deixar uma tabela com opções de pagamento e cartoes aceitos alem da opção pagamento a vista é apenas no deposito, boletos tambem sao para pagamentos a vista totais.

Assim como a internet é um mundo cheio de informações que se ligam entre si, a usabilidade da loja ou seja a navegação da loja tem que ser algo que permita o cliente achar o que ele procura atraves da busca. O que acontece quando entramos em uma loja, algumas vezes, é que as categorias, departamentos, preços não se comunicam entre si.

Exemplo: Eu entrei na loja x, procuro uma sandalia rosa 37 com salto 7cm
 O primeiro clique que eu fizer em departamento feminino sandalias tem que me dar algumas opções de escolha "obrigatoriamente" mas quando faço o segundo clique em tamanho 37, a pré seleção que eu fiz em sandálias simplesmente DESAPARECE.  E sabe o que a loja me traz? Botinas, tênis, cintos, bolsas etc no tamanho 37. O cliente tende a ficar perdido nesse caso e pode desistir da navegação. Isso não pode acontecer porque com certeza o cliente vai sair da loja e pesquisar outra.

Bom, pessoal. Por hoje é isso, depois vou comentar mais sobre erros nos processos de lojas virtuais em outros topicos.

Até a proxima!

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