google.com, pub-6894840974388958, DIRECT, f08c47fec0942fa0

3 de jun. de 2011

O desafio no planejamento das mídias sociais - Social Media Brasil 2011 e 13º Encontro Locaweb

Olá Pessoal
Essa semana tenho muitas novidades para falar sobre o mundo web, participei do 13ºEncontro Locaweb em São Paulo e também no Social Media Brasil 2011.

Falarei mais em outro post sobre o #SMBR2011, hoje o principal objetivo é entender a racionalização de um gerenciamento de mídias sociais e quais são os reais objetivos desse investimento... Hoje em dia é fato que a internet pode trazer influência social, e não só fãs mas pode verdadeiramente causar um impacto tremendo em uma marca, em uma empresa ou em site institucional.  

Porém analisem quantas empresas têm realmente dado atenção ao fator influência nas mídias sociais como deveriam? Ainda poucas. Analiso empresas que possuem em suas gestões administradores ditadores que ainda lideram de forma padronizada sem abrir mão de seus conceitos próprios e ideiais velhos, de forma que ainda não acordaram para a verdadeira realidade da impactação que é o mundo virtual.

As pessoas passam a maior parte do tempo, em seus computadores, em seus smartphones em seus tablets e recebem influência direta de campanhas de marketing de links patrocinados, emails com propagandas e muito marketing de influência. A forma de se relacionar e de se comunicar amigos e até parentes está totalmente diferente de anos atrás.

Ao observar algumas empresas, nota se que algumas nem se preocupam em disponibilizar seus serviços via internet, ou suporte ou atendimento via web e quando fazem, não planejam corretamente e quando fazem, os fazem de qualquer forma.

Temos que pensar no gerenciamento de conteúdo como um processo chamaremos de processo MC com começo meio e fim, o processo deve necessariamente ser executado de forma clara, transparente e objetiva. 

Observe que essas 3 perguntas devem ser feitas antes do início, para que possa de fato tentar alcanças de fato um objetivo. Quando cito de forma clara se refere a contextualização  da  mensagem pelo meio transmissor, ou seja formatar uma mensagem para atingir um público alvo e específico. Quando falo de transparência é ser verdadeiro e responsável com as ações tomadas ou seja cumprir com o anunciado para que o feitiço não vire contra o feiticeiro. E objetiva que visa não permitir que a ação tomada tenha rumos diferentes do ideal. 

Como base no processo MC temos que analisar esta ação seja monitorada por uma pessoa, ser racional, pois a máquina nem tudo pode fazer sozinha, então visando o melhor aproveitamento da ação, o ideal é deixar claro aos profissionais envolvidos todas as responsabilidades e que na execução de uma mensagem não existe anonimato, pois toda e qualquer mensagem processada por um meio que chega ao receptor tem sua devida origem protocolada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que tragam ofensas, discriminação ou preconceitos serão automaticamente apagados. Respeite os demais usuários.