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19 de jul. de 2011

Os 10 passos para uma estratégia em mídia social ser bem sucedida

Olá Pessoal
Hoje quero falar de um assunto que parece ser bem crítico no mundo da web que é, estratégia de ação em mídia social.
Não usarei nenhum nome de empresa, mas muitos se identificarão com esse contexto.

Algumas empresas pensam que entrar no mundo da mídia social se trata de apenas criar um site e ou uma conta no facebook e twitter. É justamente esse o problema.

Alguns pensam que criar estratégia de forma "caseira" vai trazer grandes resultados no posicionamento da marca no mundo web. E não é bem assim. Quero excluir desse processo criações caseiras que são bem estruturas. Falaremos de usar mídia social no posicionamento de marca.

Para usar esses segmentos "auxilios" é preciso pensar muito bem antes de simplesmente criar contas e solicitar "curtir" por emails marketing. Isso não é estratégia é falta de conhecimento de como o mundo web gira e traz fluxo de usuários.

Conheça algumas dicas que sugiro que sejam avaliadas antes de criar uma comunicação via social media:

1) Conheça muito bem seu segmento ou negócio, faça pesquisa das concorrentes e qual o posicionamento delas no mundo 2.0. Algumas empresas nem sabem quem são seus concorrentes.

2) Defina qual é o setor da sua empresa ou a pessoa mais qualificada para ser a responsável pelo setor de mídia social não adianta ter várias pessoas cuidando de tudo ao mesmo tempo. 

3) Defina uma política de comunicação interna para os setores, pois mídia social também depende do financeiro, do marketing e da administração geral da empresa.

4) Valorize as idéias do grupo mas saiba que nem todas as idéias poderão ser colocadas em execução ao mesmo tempo.

5) Se sua marca ainda não é conhecida e você precisa se aproximar de sua audiência, faça contato com influenciadores pois eles podem ser excelentes intermediadores.

6) Se você criou uma conta no twitter, faça promoções atreladas a # ( hashtags ) do segmento dessa forma você poderá atrair mais seguidores.

7) Se você criou uma página no facebook, primeiro veja se a página está dentro da perspectiva da empresa, depois também crie concursos e promoções que tenham a ver com o conceito do segmento. Troque pelo curtir, mas não adianta oferecer qualquer coisa, tem que ser algo relevante para sua audiência.

8) Pense nos imprevistos e prepare-se para todas as possibilidades. Não adianta criar uma super estratégia e o seu site principal não ter estrutura para suportar um grande número de acessos. Cuide da arquitetura de seu site.

9) Atendimento é tudo. Se você criou uma super idéia, trouxe diversos novos clientes mas o atendimento não funcionar. Esquece! Todo seu trabalho vai de ralo abaixo.

10) Nunca deixe de pesquisar sobre as novas tecnologias que podem agregar valor ao seu segmento. Se você é o diretor da empresa, mas não conhece nada da área de internet, duas opções gere viabilidade para o responsável de mídia social desenvolver o trabalho, caso contrário sua empresa vai ficar amarrada em um belo processo burocrático. E nenhum trabalho é de graça. Saiba que não é só criar uma conta no facebook ou twitter. Pesquisar audiência, leva tempo e muuuuita pesquisa.

Aproveitem as dicas e compartilhem sua dúvidas...

PS: Não adianta contratar um excelente profissional ou a melhor agência de publicidade se sua mente ( diretoria ou presidência ) ainda está no mundo das cavernas. Toda estratégia depende da quebra de antigos paradigmas. Permita-se inovar!!