google.com, pub-6894840974388958, DIRECT, f08c47fec0942fa0

11 de dez. de 2011

O que é um Marketplace no Ecommerce?

Olá Pessoal,


Marketplace, o nome mais falado no últimos eventos de ecommerce no Brasil, levantou minha curiosidade para buscar novos conceitos para esta definição. Ao procurar na internet, verifiquei que poucas informações estão disponíveis para consulta. 

Mas conseguí achar alguns pontos de reflexão sobre o assunto.

"E-Marketplace é o lugar onde se realiza comércio eletrônico no sentido mais lato" 

"Sentido Lato = Em geral, de forma ampla, extensa ou de várias formas" 

Nessa definição podemos entender que todo o tipo de comércio eletrônico é um marketplace.

Porém em relação aos processos que envolvem o ecommerce, nem todo o marketplace é um ecommerce.

Porquê? 
Market= Mercado ou Marketing = Mercadologia
Place = Lugar
Web = Internet, Rede ou www

Ecommerce definimos como comércio virtual envolvidos em um processo de plataforma, administração de vendas, atendimento, comércio de produtos ou serviços, controle de logística, pagamentos, publicidade e estratégia de negócios.

Quando falamos apenas na gestão de vendas onde não há controle de logística estamos apenas em um marketplace web. Ou seja, um site utilizado apenas como lugar mercadológico ou seja marketplace web = lugar mercadológico na web

Exemplo disso temos o Mercado Livre. O mercado livre é um comércio eletrônico? Não. O Mercado Livre é um Marketplace Web. Porquê? Pois disponibiliza apenas a plataforma de gestão da vendas para intermediação das vendas para B2C e B2B. Ou seja o mercado livre não é o vendedor do produto que anuncia. Ele apenas faz o processo mercadológico da venda e a publicidade do site.

Para essa definição podemos concluir que existem dois tipos de negócios.

Marketplace Ecommerce ou E-Marketplace = Onde estão envolvidos todos os processos do ecommerce logística, entregas, trocas, atendimento, publicação, inclusive o processo de divulgação, métricas, gestão de publicidade e estratégia de negócios.

Marketplace Web ou W-Marketplace = Onde estão envolvidos apenas parte do processo de ecommerce. Onde nessa parte predominem a gestão da publicidade, métricas e estratégia de negócios.

Outro exemplo muito importante de um marketplace web (w-marketplace) são os sites de compras coletivas como Peixe Urbano e Groupon que fazem todo o processo de divulgação de suas ofertas porém não são os entregadores da mercadoria ou prestadores de serviços finais.


Fonte: Wikipedia e Dictionarist