google.com, pub-6894840974388958, DIRECT, f08c47fec0942fa0

15 de nov. de 2012

Sistema inteligente de Gestão do Fluxo de Trânsito e Transporte - Meu Moleskine

Dizem por aí, que quando você tem uma idéia, pelo menos outras 6 pessoas tem a mesma idéia no mesmo momento que você teve. Será? Eu acho que devem ser bem mais...

Como comentei no meu outro post, vou começar a postar algumas coisas que penso que poderiam ajudar as pessoas em algum momento. Pode ser meio futurista, na verdade é. Quase uma ficção científica em formato de post. Esse é o futuro que vejo daqui alguns anos. 

Outro dia voltando de viagem e observando a paisagem da estrada, imaginei como funcionam o gps... Certamente, o gps consegue saber e rastrear os radares, locais com mais trânsito, caminhos alternativos, pontos de ônibus, estações de metrô e etc.

No entando, fiquei pensando e me perguntei, como funcionaria o piloto automático de avião. Além disso, pensei como o sistema de gestão de fluxo do metrô da linha amarela funciona sem ter o maquinista? E se o gps fosse inteligente ao ponto de integrar se ao veículo para determinar rotas alternativas para o motorista? Ou até em estradas, por exemplo, será que não há como fazer uma faixa exclusiva onde o mesmo sistema de fluxo de tráfego que funciona no metrô se adequasse aos carros de forma inteligente? Sem precisar existir a intervenção imediata do motorista do ônibus, carro ou caminhão? 

Com isso, o fluxo de veículos seria monitorado e coordenado em parte pela cabine de controle assim como nos casos dos aviões e do metrô da linha amarela. O controle incui gestão da velocidade do veículo, paradas em pontos estratégicos, rotas alternativas, faixa exclusiva para funcionamento do sistema, maior flexibilidade e menos transito ou redução de atrasos. No entanto, o sistema terá que ser inteligente para reduzir a velocidade em casos de chuvas, paradas necessárias ou retorno a outro método em caso de pane ou problemas técnicos, além de comunicação com o "condutor" em casos específicos.

Até mais, 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que tragam ofensas, discriminação ou preconceitos serão automaticamente apagados. Respeite os demais usuários.