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5 de dez. de 2013

Rchlo, uma nova identidade para a marca Riachuelo

A Riachuelo anunciou o mês passado a criação de uma nova identidade para a marca na inauguração da loja flagship. A nova loja conceito, foi inaugurada no dia 28/11 e contou com parcerias de blogueiras famosas, da revista Elle e do ator Caio Castro. 
A nova loja está localizada na esquina mais fashion de São Paulo, na rua Oscar Freire com Haddock Lobo, seguindo um conceito inovador para a marca, também houve o lançamento da coleção Fashion Five.

Segundo um estudo da Brand Finance Brasil, a Riachuelo foi considerada uma das marcas mais valiosas do Brasil, com um valor estimado em US$690 milhões, ela ocupa a 33ª posição do ranking. 
A nova identidade criada pelo designer Ricardo Vansteen, surgiu para acompanhar o plano de expansão da marca. O lançamento da loja flagship, também surge com foco no público que frequenta a região da Oscar Freire, acostumado com marcas como Versace, Dior e Marc Jacobs. 
Atualmente a empresa possui 22 milhões de clientes no cartão Riachuelo e 205 lojas espalhadas pelo Brasil. A meta para o ano que vem é abrir 40 lojas, afirmou o presidente da empresa, Flávio Rocha. 
A segmentação de grandes marcas, case como o da Riachuelo, é uma estratégia de comunicação, com foco na ampliação do mercado que a empresa possui atualmente. Esta divisão por linhas de produtos, criação de novas marcas, logos, localização estratégica de loja física, normalmente são decisões de negócios que se baseiam em estudos do mercado - consumidor. 

Parece um pouco óbvio tal descrição, para algumas pessoas, no entanto, a ampliação de marcas, na maior parte das vezes não é uma decisão tão simples para pequenas e médias empresas. Já que as mesmas, normalmente não possuem uma área interna de pesquisa e desenvolvimento ou P&D. Normalmente apenas empresas com robutez em suas raízes empresariais, conseguem fazer desta área, o principal núcleo de inteligência com foco para ampliação de seus mercados.
Outro fator que impacta na ampliação de marcas dentro de uma estrutura empresarial é a falta de atenção para a necessidade de tal setor. Neste caso, a problemática está enraizada na cultura empresarial e não apenas na limitação de recursos financeiros. 

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4 comentários:

  1. Ficou horrível a nova cara da Riachuelo, ficando mais tétrica com a abreviação do famoso nome para RCLH e utilizando cor escura preta não só no nome, mas nas novas lojas, enquanto as cores famosas e alegres da Riachuelo o verde e azul desaparecendo!!! E mais em algumas lojas a seção masculina está desaparecendo como a do PÁTIO BRASIL SHOPPING em Brasília, fora a moda masculina ser uma moda mais feia a ponto de ser roupas com cara de surradas, calças jeans rasgadas e muito lavadas que é o desbotado, camisetas mal feitas com estampas americanizadas que puxa o saco de Americanos utilizando o Inglês, principalmente a marca DRIPT que nunca tive sorte, todas as camisetas e shorts dessa marca que eu comprei e dei de presente logo na primeira (1ª) lavada desbotaram ficando surrados, teve umas camisetas que na gola o elástico mudou de cor de tanto que desbotou, parecendo roupa velha e sendo nova!!! Foi-se o tempo em que a Riachuelo era uma loja com roupas boas e não roupas largadas tipo de cantores de Rock calças rasgada, camisetas amarrotadas, enfim além de roupas com cara de surradas, nós estamos no Brasil e a marca Brasileira Riachuelo mostrando a cultura do Inglês Americanizado, e não do nosso querido Brasil!!! Qual o motivo de colocar nas lojas uma moda mostrando Nova York e não do Brasil, já que é uma loja Brasileira, e mais ainda qual o motivo de não ter a moda normal em que a gente pode usar no dia a dia para trabalhar, pois não vamos trabalhar com uma calça Jeans rasgada ou hiper desbotada, camiseta amarrotada com um corte mal feito a ponto de não se conseguir passar, pois ficam totalmente tortas as costuras?!!! A Riachuelo hoje em dia está com uma moda somente para um tipo de público como pessoas que curtem tatuagens e Rock, é preciso voltar com uma moda como tinha antes normal e não somente para um tipo de público, que gosta de usar roupas mais largadas sem ter o cuidado de ser uma roupa da moda, mas que seja menos desleixada e sim que podemos usar no dia a dia, e isso vale para as roupas masculinas mais sérias como sociais, que também caiu muito a qualidade!!! Para finalizar a moda da Riachuelo hoje não tem qualidade é uma moda mais desleixada, largada, e não como era antes que a gente comprava roupa boa de qualidade e roupas que podiam ser usadas em festas mais finas como jantares mais sérios tipos de trabalho, casamento e outros tipos de eventos que pede uma moda mais séria, hoje o homem e a mulher também, não podem comprar uma roupa boa para uma festa mais social, e antigamente podia, quantos vestidos finos minha mãe comprou para ir nas festas tipo casamentos e eu comprei ternos bons, hoje é uma moda comum cara de surrada!!! E PARA PIORAR AINDA MAIS, A BELA MODA CASA ESTÁ ACABANDO E ERA FAMOSA PELA QUALIDADE DAS ROUPAS DE CAMA, MESA E BANHO, ATÉ CORTINAS E TAPETES TINHA, É REALMENTE MUDARAM A FAMOSA RIACHUELO PARA UMA LOJA DE MODA MAIS LARGADA E SEM QUALIDADE E NÃO FINA!!! SAUDADES DA RIACHUELO ANTIGA COM UMA MODA MAIS NORMAL E NÃO O QUE CHAMAM DE MODA DESCOLADA, QUE É UMA MODA MAIS LARGADA, SURRADA QUE NÃO DÁ PARA USAR NO DIA A DIA E FORA A BELA MODA CASA!!!

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    1. Concordo com tudo que disse. Somos Brasileiros e esta marca nos representava no passado, hoje eu teria dúvidas se me representa.

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  2. Ficou horrível A NOVA LOGO

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  3. Concordo com o Daniel, faz exatos 6 anos que não compro nada na Riachuelo. Realmente a cultura Hippe, e roqueiro pairou na loja que nada tira! E realmente não tem mais qualidade...são roupas descartáveis.

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