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6 de mar. de 2014

O poder da segunda tela na principal premiação do mundo: Oscars 2014

Olá para todos,
Tive muita sorte começar a escrever no blog Conteúdo Multiplataforma justamente na semana que o Twitter travou por conta de uma ação "espontânea" da apresentadora Elle Degeneres no Oscar 2014.

A não ser que você tenha passado o carnaval no fim do mundo, sem tv, internet, telefone, muito provavelmente você já ouviu falar na foto tirada pela apresentadora e mestre de cerimônias do Oscar, que reuniu a nata do cinema mundial para a famosa pose "selfie" (quando você tira foto de você mesmo -com ou sem outras pessoas envolvidas). Se não, veja abaixo (e se atualize da quantidade de Retweets clicando na foto):
Sim, nobre leitor. Você não leu errado: estamos falando de TRÊS MILHÕES de Retweets (e contando)!! Uma singela foto, uma grande sacada de unir 2 telas (mobile e tv) e um product placemment para publicitário nenhum botar defeito. A Ellen mostrou na maior categoria e simplicidade algumas estratégias de marketing muiiito comentadas, mas nem sempre feitas efetivamente:

1º) NÃO HÁ divisão entre online e offline e sim convergência. As pessoas podem (e normalmente) vêem Tv com o mobile/pc ligado e conectado. E o melhor, normalmente estão comentando de uma tela para a outra - afinal quem nunca viu/falou da final da novela, do jogo nas redes sociais, vendo pela tv?

2º)Podemos SIM falar de marcas sem fazer jabá/merchan quadrado (tipo que ainda existem em programas de tv e novelas). E ainda, mostrar a eficiência e diferenciais do produto e serviço sem ao menos INTERROMPER o entretenimento do telespectador, mas sim inseri-lo no que está sendo apresentado. O Twitter e a Samsung (que foi o aparelho que proporcionou a foto) apareceram no contexto de forma natural, simples e certamente deixou seus executivos rindo de orelha a orelha, vejam:
 

Se você for do tipo que acredita apenas em números, segundo a Kontera e a Adweek, saiba que a Samsung foi mencionada 40 MIL vezes nas redes sociais durante a premiação. E sem a Ellen ter feito NENHUMA menção clara sobre a marca.

3º) Entretenimento se faz oferecendo aquilo que as pessoas querem. Simplesmente isso. Onde mais poderíamos ter a oportunidade de reunir todos os astros do cinema juntos e poder ter uma recordação de um momento que participamos, mesmo que como audiência teoricamente"distante" do evento? E o melhor, dentro de um contexto de diversão e espontaneidade, sem pose marcada e forçada comum em tapete vermelho.

Muito se fala em engajamento de público, em criar novos conteúdos, histórias para envolver/ conectar marcas e públicos. O Oscar 2014 e todo o buzz que ele gerou mostra que não precisa de muito malabarismo para fazer isso uma realidade. Quem sabe agora - depois dessa aula básica da Ellen - as marcas, emissoras, produtores de conteúdo saibam arriscar mais e fazer diferente. 
#torcemos e #veremos.

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Fernanda Nogueira é diretora executiva e consultora estratégica em comunicação multiplataforma na Prosa Interativa e aficcionada em projetos de engajamento de clientes e marcas. Escreve às quintas-feiras no blog Conteúdo Multiplataforma.(fernanda@prosainterativa.com.br)

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