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13 de mar. de 2014

Impressionando o cliente nos detalhes




Um dos objetivos mais desejados pelas marcas atualmente é ter um pouco da atenção do consumidor para sua marca. Dizemos um pouco pois, segundo estudos, estamos nos deparando com mais de 6.000 marcas TODOS OS DIAS. Se no final da semana, o consumidor lembrar da nossa marca, já será um ótimo início.
Muito além de fórmulas milagrosas, estratégias de marketing e comunicação, a base para ter a atenção do seu consumidor é investir no elemento Surpresa.

Naquele detalhe que vai personalizar sua relação com ele (quem não se lembra das latinhas com nomes que todos buscavam o seu ou de algum amigo para levar pra casa?), que vai transformar qualquer assunto numa grande expectativa (um salve para Steve Jobs neste momento) ou criar algo com a participação do consumidor e que vai emocionar muitos (homenagem surpresa nos cinemas sobre cabelos, lembra?).

Enfim, o foco agora é sair da zona de conforto e do bê-a-bá que sua marca ou seu mercado já faz e ousar. E não acredite que sempre vai dar tudo certo, porque não vai. Mas vai ser na tentativa e erro - e principalmente na transparência em admitir e corrigi-lo, se ele existir - é que pode ser o maior triunfo da sua marca.

Para reforçar a importância deste elemento surpresa, a TrendWatching - empresa especialista em buscar e analisar tendências no mundo - lançou o seu Boletim mensal e a tendência analisada foi o Empathetic Pricing - ou Preço Compreensível (tradução livre). Na definição da própria consultoria: Os consumidores não vão querer mais enfrentar sozinhos os problemas do dia a dia. E vão escolher as marcas que tenham descontos e preços flexíveis para aliviar algumas de suas dores de cabeça. Sai as empresas que praticam desconto sem fim, ou que ficam só no senso de humor. Entram aquelas que ajudam o consumidor a atingir suas metas, na alegria ou na tristeza. Veja alguns exemplos:


O consumidor quer agora, mais do que nunca, uma marca que seja parceira, e que, como num namoro, surpreenda sem avisar, constantemente. Para ele se encantar sempre mais.

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Para conhecer o TrendWatching Bulletin completo, clique aqui. Fotografia tirada do Google Imagens e exemplos tirados do Trendwatching Bulletin.

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Fernanda Nogueira é diretora executiva e consultora estratégica em comunicação multiplataforma na Prosa Interativa e aficcionada em projetos de engajamento de clientes e marcas. Escreve às quintas-feiras no blog Conteúdo Multiplataforma.(fernanda@prosainterativa.com.br)

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