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11 de abr. de 2014

A história da marca Nike

Olá pessoal, tudo bem? Hoje encontrei um DVD de treinamento que ganhei em 2002, quando trabalhava na World Tennis muito bacana e por isso resolví compartilhar um pouco do material com os leitores do meu blog.

Na época, nós éramos convidados para eventos onde tínhamos treinamentos realizados pelos promotores da Nike no Brasil. Ao relembrar a construção da marca, ví que eles chegaram em 1999 no Brasil.  Demorou quase 40 anos para que a marca chegasse aqui. 

Para quem entende de estratégia ou gostaria de entender um pouco mais, nota-se que a empresa compreendeu bem seu público-alvo e usou diretamente dos investimentos em marketing partindo para o ataque e patrocínio dos influenciadores dos clientes. 

A empresa sempre investiu também em treinamento dos vendedores. Para se ter uma idéia, esse DVD eu recebí em 2002. A empresa estava no Brasil a apenas 3 anos e consolidava sua estratégia de marca com treinamento em todas as redes distribuidoras de seus produtos.  

Uma semelhança que é possível perceber na construção estratégica da marca é que hoje em dia, ações de marcas de moda patrocinam blogueiras influenciadoras para suas respectivas marcas e não só apenas fazem investimento em mídia direta no seu público alvo. Ou seja um influenciador, pode convercer 1.000 potenciais clientes, mas quando você gasta para atingir esse retorno com mídia direta? É para se pensar.  




















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Rachel Fernandez, é produtora audiovisual e de moda. Especialista em marketing e mídia de performance com foco em empresas de varejo e serviços online. Apaixonada por novas tecnologias, inovação e negócios. Nas horas vagas, pesquisa sobre tudo o que acontece no mundo, desde os sapatos das celebridades até os efeitos do retorno de Saturno. Email: rafernandez@hotmail.com.br

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