google.com, pub-6894840974388958, DIRECT, f08c47fec0942fa0

10 de abr. de 2014

O funil de compras para campanhas de pesquisa online


Quando o assunto é consumo, me refiro ao processo de decisão de compra online que a maior parte dos consumidores passam, antes de efetivarem uma compra.

Se considerarmos que a maior parte dos consumidores não tem plena clareza do que desejam comprar, entendemos que o processo de decisão vai de uma pesquisa mais ampla para uma mais específica.

Uma campanha de pesquisa online precisa ser estruturada com foco no processo completo de decisão de compra, já que apenas comprar os termos específicos pode comprometer o resultado da campanha.

Um usuário que está em processo de decisão de compra, pode tomar como referência algumas lojas pesquisadas como base de preço ou melhor oferta, e ao tomar a decisão do produto escolhido, buscar pela loja que guardou mentalmente e não o nome do produto especificamente. É por isso que a maioria das campanhas institucionais possuem maior retorno sobre o investimento.



Outro fator que deve ser considerado é que as campanhas voltadas para o início do funil de consumo, nunca apresentarão o mesmo ROI que campanhas específicas ou institucionais. Já que um usuário não buscará "celular" e comprar no primeiro resultado de pesquisa que encontra. Hoje o usuário é multiplataforma e por isso é muito importante que abrangência da campanha possa focar nos processos de decisão do usuário.

Há uma grande importância também na compra de termos institucionais para campanhas de pesquisa. Alguns clientes, questionam a estratégia, e a resposta é: Se você não faz seu concorrente o fará, e não há qualquer garantia que o usuário ao buscar por sua empresa clicará apenas no seu resultado orgânico, mesmo que ele esteja bem posicionado. 

O Google ainda não apresenta apenas sua empresa como resultado único na busca por sua marca, e por esse motivo você compete igual com os demais sites. Quanto maior for a exposição do seu resultado, maior será a garantia de que este usuário encontre seu site. 

Campanhas de remarketing, display, google plus e google shopping também devem ser consideradas na sua estratégia de marketing digital. Aumente sua abrangência de mercado e não foque apenas em estratégias limitadas e focadas em ROI. A construção da sua marca é fundamental para garantir sua existência no longo prazo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Rachel Fernandez, é produtora audiovisual e de moda. Especialista em marketing e mídia de performance com foco em empresas de varejo e serviços online. Apaixonada por novas tecnologias, inovação e negócios. Nas horas vagas, pesquisa sobre tudo o que acontece no mundo, desde os sapatos das celebridades até os efeitos do retorno de Saturno. Email: rafernandez@hotmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que tragam ofensas, discriminação ou preconceitos serão automaticamente apagados. Respeite os demais usuários.