google.com, pub-6894840974388958, DIRECT, f08c47fec0942fa0

4 de mai. de 2011

Como anunciar no Facebook e gerenciar um link patrocinado nessa rede social?

Ola Pessoal!
Hoje comentaremos um pouco mais sobre links patrocinados para publicidade online. no Facebook.

Pode ser que esse post seja de alguma utilidade para quem está iniciando no comércio eletrônico ou ecommerce e tenha alguma dúvida de como fazer publicidade na rede social Facebook.

Como pesquisadora de novos processos para publicidade online, posso afirmar que é uma forma fantástica de ter seu nome ou sua marca divulgada na rede social que mais cresce no Brasil em trafégo de usuários online e como consequência uma ferramenta de extrema utilidade para que deseja se posicionar no mercado de forma efetiva e com conceito.

Algumas pessoas podem questionar os critérios de como fazer um link patrocinado e quais as exigências mínimas para tamanha façanha, mas digo que um pouco de tempo você consegue fazer pelo menos uma campanha sem muito esforço.

Primeiro defina o que você deseja anunciar, claro! Você pode ou não ter perfil PJ ou PF na rede social. Isso depende da sua estrutura e no seu ramo de atividade. O ideal é que você possa ter uma pagina pessoal, uma pagina pessoa juridica e links patrocinados atrelados a sua pagina PJ, visto que misturar conta pessoal com negócios não é lá muito seguro.

Você conseguírá fazer anúncios no facebook, com conta pessoal, jurídica ou nenhuma das anteriores.

Bem, partindo do critério que você escolheu não ter pagina nenhuma no facebook e quer usar a rede apenas para um link patrocinado. Acesse o site: www.facebook.com.br , desça a pagina até o rodapé, clique em criar anúncio, voce iniciará seu cadastro e direcionamento de urls nessa pagina. Defina seu anuncio, escolha fotos, textos e visualize abaixo como será visualizado pelos usuarios da rede.

Após definir essas informações clique em continuar e defina dentre a opções apresentadas a sua campanha publicitária. Você poderá definir o publico alvo, por escolaridade, região, idade por exemplo e terá uma previa de quantas visualizações voce poderá ter em cada perfil. No facebook diferente de uma rede de busca não têm a opção de palavras chaves, ou seja não é para aparecer quando alguém clicar em pesquisar algo, mas apenas pelo perfil de publico que você definirá.

Existem opções de gerenciamento de campanha por pageviews ou por cpcs. Nos dois casos é necessário definir com o setor quais opções são viáveis conforme orçamento e quais as disponibilidades existentes. O ideal é mensurar o ROI nas duas campanhas. Acredito que as duas opções são de extremo resultado, mas cada caso é um caso.

Crie duas campanhas por impressões e por cpcs se possível. Defina o orçamento diário e o tempo da campanha no calendário. A forma de pagamento é apenas em cartão de crédito internacional, os pagamentos são medidos em US$ ( dólares ). Após a aprovação do anúncio pelo facebook, você poderá acompanhar em uma pagina especial quantos cliques houveram e quantas paginas impressas houveram para seu anúncio.

Com os relatórios é possível casar os dados com Google Analytcs, caso tenha, e mensurar as taxas reais de conversão de seu negócio.

Você consegue medir o CTR ou seja a taxa de pageviews e cpcs.

Não tem muito segredo pessoal, é só testar, aprovar e ganhar com mais uma forma de publicidade para seu negócio.

Muitas pessoas já sabem desse sistema de link patrocinado, espero ajudar quem ainda não tem muito conhecimento e tem dúvidas de como iniciar.

Até mais.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo esclarecimento, ficou bem claro.

    Seu texto ajudou bastante a entender o funcionamento dessa opção no Facebook, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se paga para inserir um anuncio, pois exige cartão de credito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim paga. E sinto informar que o Facebook é hoje o centrímetro mais caro da internet no mundo.
      Para anunciantes tradicionais com cartao de credito internacional.
      Para anunciantes com investimento superior a US$10mil com invoice internacional. Onde pagam se taxas tributárias sobre o valor pago.

      Excluir

Comentários que tragam ofensas, discriminação ou preconceitos serão automaticamente apagados. Respeite os demais usuários.