google.com, pub-6894840974388958, DIRECT, f08c47fec0942fa0

17 de jul. de 2011

Como receber pagamento por cartão de crédito em loja virtual - Parte 1

Olá Pessoal,

Hoje mais um post sobre como receber cartão de crédito em sua loja virtual. Farei a divisão pois existem duas possibilidades para quem quer iniciar seu empreendimento online. 

A primeira chamada Gateway exige credenciamento direto nas operadoras de cartão e é necessário CNPJ e a outra é o pagamento online terceirado que exige cadastro em CNPJ ou CPF. 

Focaremos hoje no pagamento online terceirizado e como se cadastrar

A forma de pagamento terceirizada é uma das formas mais seguras de intermediar uma transação online visto que os principais players do mercado prometem 100% de garantia de recebimento do valor ao lojista e 100% de garantia para o cliente que precisa ter a certeza que seu pedido será realmente entregue.

Para um pequeno empreendedor que não possui tantos recursos para contratar análise de crédito para seu estabelecimento é a melhor opção, visto que apenas aprovar o cartão em um TEF (máquina de cartão de crédito) não garante o recebimento.

No mundo ecommerce existem muitas transações que são efetuadas por pessoas de má fé que utilizam se de cartões de terceiros para realizar compras. Muitas vezes, o prazo para bloqueio por roubo ou perda, feito por parte do verdadeiro cliente pode demorar até 24h nesse período o limite do cartão pode ficar disponível e o lojista que não tem um sistema de segurança ficar vulnerável pois o verdadeiro cliente irá constestar a transação junto ao banco. Nesse caso o banco estornará o valor do lojista e esse mesmo poderá ficar em total prejuízo. Isso se chama chargeback.

O intermediador de pagamento precisa oferecer garantia de recebimento ao lojista para nesse caso não ficar com o prejuízo.

O pagseguro e o pagamento digital são os mais utilizados no segmento ecommerce.

Para se cadastrar acesse o site faça o cadastro com seus dados, envie os documentos via online para confirmação de documentos online após a aprovação do cadastro e integração de pagamento com sua loja virtual o lojista já estará apto a receber cartões de crédito ou transferências online em sua loja.

A regra para esse tipo de sistema é que o lojista entregue a mercadoria em até 14 dias corridos caso o contrário o cliente poderá fazer a contestação da compra e a disputa será intermediada pela empresa intermediadora. Nesse caso o lojista precisará comprovar a entrega da mercadoria ou caso contrário o valor será devolvido ao cliente.


O mais interessante no sistema é que o lojista receberá o valor integral da compra em sua conta online em até 14dias caso não haja a contestação do cliente. Uma opção muito bacana para quem está sem capital de giro para iniciar seu emprendimento online.


Normalmente as taxas cobradas por essas operadoras ficam em torno de 6,99% por transação * sujeita a taxas adicionais. Um pouco maior em relação ao gateway porém se pensarmos na vantagem de não se preocuparmos com a possibilidade da transação ser cancelada, a taxa compensa o credenciamento.


Para se cadastrar acesse:
www.pagseguro.com.br
www.pagamentodigital.com.br


Em breve postarei mais informações sobre ecommerce.

Postem suas dúvidas, que estarei respondendo a todas aos poucos

2 comentários:

  1. Um gateway cobra em média R$30,00 por mês, enquanto terceirizar vc paga em média 6% + taxa, se tiver uma empresa com cnpj mesmo q seja MEI conselho um gateway como adicional, mais caso seu capital seja curto melhor terceirizar mesmo. Tudo depende tb de q país funciona seu e-commerce. :D

    ResponderExcluir
  2. Tem lojista que escolhe realmente as duas opções de pagamento aos clientes. Pois ainda assim tem clientes que preferem um pagseguro por exemplo pois sabem que tem a garantia de contestação caso não receba dentro das conformidades. Agora é margem de faturamento. Muitas vezes não é compensador para um lojista pagar taxas com intermediadores. Mas se puder ter as duas opções, melhor!

    Obrigada, pela visita ao blog.

    ResponderExcluir

Comentários que tragam ofensas, discriminação ou preconceitos serão automaticamente apagados. Respeite os demais usuários.